Planejamento de Cenário

IMG_7129Olá meus caros, hoje irei distribuir um pouco do conhecimento que tive com as palestras de video/fotografia na campus party.
Uma das principais preocupações para quem esta começando uma gravação é elaborar o cenário de gravação, muitos que possuem baixo orçamento buscam cenários públicos (ruas,parques, etc) para não ter custos de ambientação elevados, porem existem momentos que é necessário criar um ambiente interno e nesta hora que vem um dos principais conflitos, trabalhar com objetos físicos ou virtualizar o ambiente ?

Muitas vezes apenas a virtualização do ambiente não resulta em um trabalho com aparência profissional, pois para que se tenha bons resultados é necessário uma grande equipe ou mesmo um editor que faça milagres. Nestes casos uma possibilidade muito interessante é mesclar o cenário físico com o cenário virtual, esta mescla alem de auxiliar na liberdade de criação, também permite que os atores tenham maior interatividade com o ambiente de uma forma mais natural, claro que existem cenas que só são possíveis com a virtualização completa do ambiente, mas sempre que puder mesclar o físico com o virtual seria o melhor dos mundos (na minha opinião de merda).

Um dos grandes baratos de criar um cenário é a conversa que tem de haver com a equipe de fotografia, para buscar sempre os ângulos e luzes mais certeiros, para se ter um resultado de encher os olhos, essa interação entre equipes é fundamental para que o editor tenha um material de qualidade para edição, afinal não adianta gravar com um cenário muito bem arquitetado se a fotografia do local não foi pensada adequadamente, sempre buscando os melhores ângulos e iluminação, extraindo do cenário os melhores resultados.

Outro ponto importante é quando comprar materiais prontos como sofás  cadeiras,etc, e quando mandar fabricar os próprios materiais, para os pequenos produtores a melhor opção seria comprar/alugar moveis usados, ou mesmo e adapta-los da melhor forma possível,  claro que em um caso de gravar um filme de ficção cientifica seria difícil não fabricar os moldes futurísticos ou espaciais dependendo do caso. Sempre considere o orçamento em primeiro lugar pois assim sempre se tem a real noção do que pode ou não ser feito pensando sempre no filme por inteiro.

Entrando no mérito de pensar no filme por inteiro já adianto não é possível faze-lo sem desenhar as cenas antes de começar a pensar em gravar, sendo assim você deve primeiro montar um esqueleto do que sera cada cena do filme com imagens, já prevendo o ambiente/cenário assim você terá uma métrica de quanto pode gastar com cada cenário e qual sera o tempo de utilização de cada um deles, onde os mais utilizados podem ser os que levam a maior parte dos gastos. Afinal do que adianta montar uma nave espacial linda para uma cena se o filme todo se passa longe dela.

Esta é a primeira parte do artigo de cenários que devo dar continuidade mais adiante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>